Siga-nos nas Redes:

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

Notícias


No terceiro dia de SBAD, preceptores dos serviços de endoscopia assistiram a mais de 25 procedimentos realizados no Hospital das Forças Armadas e transmitidos diretamente para o Centro Internacional de Convenções do Brasil durante o IX Curso Internacional Interativo Ao Vivo. Divididos em quatro salas, experts do mundo todo participaram coordenando as técnicas diagnósticas e terapêuticas básicas e complexas promovidas no local.

 

Cerca de 700 terminais foram disponibilizados ao público presente no CICB, que votou nas questões apresentadas e, posteriormente, participaram de discussões direcionadas pela mesa de especialistas. Ao todo, 14 convidados internacionais referências em endoscopia digestiva participam no HFA e no CICB.

 

Ao longo te todo o do dia profissionais de enfermagem participaram do curso teórico-prático de Suporte Avançado de Vida em Endoscopia (SAVE) de enfermagem. As simulações realísticas aconteceram na UNICEUB.

 

Durante o horário de almoço, o estande da SOBED recebeu o lançamento do Tratado Ilustrado de Endoscopia Digestiva.

 

Sob direção do Dr. Marcelo Averbach, coordenador do Conselho Editorial da SOBED, o livro foi organizado pelas maiores autoridades da especialidade no Brasil: os Drs. Flávio Hayato Ejima, presidente da SOBED; Angelo Paulo Ferrari Jr, presidente da Comissão Científica; Fábio Segal, coordenador do Núcleo de Planejamento Estratégico; Gustavo Andrade de Paulo, coordenador do Teste Seus Conhecimentos; Huang Ling Fang, membro da Comissão Científica; Jairo Silva Alves, vice-presidente; e Ricardo Anuar Dib, diretor de sede.

 

Conferência Nacional: Prof. Thierry homenageia o Professor René Lambert

 

Depois da bonita homenagem prestada ao Professor René Lambert durante a cerimônia de abertura da XVI SBAD, a SOBED presta nova referência ao especialista durante sua tradicional Conferência Nacional.

 

Na oportunidade, seu aluno, amigo e colega de trabalho na Universidade de Lyon, Prof. Thierry Ponchon falou sobre a história de Lambert desde a infância, de sua formação médica e das características que fizeram de René Lambert um profissional e ser humano reconhecido na França e no cenário internacional.

 

O conferencista lembrou da íntima relação que o homenageado tinha com o Brasil, a começar pelo português fluente, e das coisas que ele mais gostava no Brasil. Entre elas: as praias, as frutas tropicais, a literatura, o samba, a cachaça e, principalmente, a companhia dos amigos.

 

O pioneirismo do Prof. Lambert também teve sua devida referência. Ele foi um dos fundadores da primeira unidade de endoscopia na França, a primeira unidade de pesquisa em ulceras gastroduodenais e uma unidade de pesquisa de epidemiologia de cânceres digestivos.

 

Por suas qualidades como cientista, como artista e como amigo, Lambert será sempre lembrado em terras brasileiras. A SOBED agradece ao Professor Thierry Ponchon pela conferência.

 

Tradicional Jantar 

 

Celebração do jantar de Confraternização da na XVI SBAD encerra as atividades do terceiro dia da XVI SBAD no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).