Março Azul - Notícias

Março Azul - Notícias

Senado aprova Março Azul, mês oficial de combate ao câncer colorretal

postado 11/03/2022

Uma vitória importante para o combate do terceiro tipo de câncer que mais mata no Brasil, atingindo mais de 40 mil pessoas por ano: o plenário do Senado Federal aprovou nesta quinta-feira (10/02) o Projeto de Lei 5.024/2019, tornando março o mês de combate ao câncer colorretal (CCR) e incluindo sua prevenção no calendário oficial da saúde pública. O texto sofreu uma alteração e volta para apreciação da Câmara dos Deputados para, após, ser sancionado pela Presidência da República.


Com esta decisão, o poder legislativo federal consolida o esforço realizado pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), que, atualmente, em parceria com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), lançará a edição 2022 da campanha Março Azul. A ação visa conscientizar a população, profissionais de saúde, gestores e tomadores de decisão para a importância do diagnóstico e tratamento precoces do CCR.


“Esta é uma grande vitória da população, que passará a ter mais informação e oportunidade de prevenir uma doença que pode ser evitada ou melhor controlada com o diagnóstico precoce”, afirmou o médico Ricardo Anuar Dib, presidente da SOBED. “Nós agradecemos a sensibilidade do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e de todos os parlamentares que se uniram a nós, entendendo a importância desta iniciativa para a saúde pública”.


Relatora da proposta, a senadora Zenaide Maia (Pros-RN) retirou o artigo que delegava ao gestor federal do Sistema Único de Saúde (SUS) promover eventos e atividades para divulgação, de forma integrada com estados e municípios, do câncer de cólon e reto e das formas de prevenção da doença. “O câncer colorretal tem grande incidência de cura, quando diagnosticado precocemente. O projeto pode empoderar a população e chamar a atenção para a realidade da doença”, afirmou a senadora, que é médica.


A criação do Março Azul já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados em 2021. A formalização da data e sua inclusão no calendário oficial brasileiro é uma das iniciativas mais importantes da ação preparada pela SOBED para conscientizar a sociedade e aumentar a prevenção da doença. A entidade manteve diálogo técnico e institucional com parlamentares federais para esclarecer sobre o câncer colorretal e obter o apoio necessário à aprovação do projeto de lei pelas duas Casas.


Campanha 2022 – O Março Azul deste ano envolverá outras iniciativas relevantes e contará com o apoio da Associação Médica Brasileira (AMB), do Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Brasileira para a Prevenção do Câncer do Intestino (Abrapreci) e de outras entidades.

Entre as atividades previstas está, por exemplo, a busca por apoio para a iluminação pública de monumentos em todo o País, que serão vestidos de azul durante parte ou todo o mês de março. Em outra abordagem, a entidade está convidando personalidades em diversas áreas de atuação a gravarem mensagens de apoio à iniciativa, reforçando o alerta para a importância da prevenção da doença.

Os vídeos serão divulgados nos canais da SOBED nas redes sociais e parceiros. A SOBED também está organizando uma expedição para rastreamento do CCR na cidade de Pilar (AL), com apoio da prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde, HCFMUS e UFAL.


Doença silenciosa – O câncer colorretal é reconhecido pela letalidade e, também, por sintomas que podem passar despercebidos. A SOBED orienta que toda pessoa que registrar perda de peso sem razão aparente, diagnóstico de anemia, alteração do hábito intestinal (prisão de ventre e/diarreia constantes) e sangue nas fezes deve procurar um especialista.


“Ainda que não sejam os únicos sintomas, este podem ser sinais iniciais da doença e devem ser observados com atenção”, informa o presidente da entidade. O diagnóstico pode ser feito por exame de sangue oculto nas fezes e colonoscopia.


A entidade sinaliza, ainda os fatores de risco para o desenvolvimento da doença estão: obesidade, o consumo frequente de alimentos processados, carne vermelha e bebidas alcoólicas; herança genética, sedentarismo e tabagismo.


"O câncer colorretal pode ser prevenido por meio da colonoscopia. A recomendação geral é que a primeira colonoscopia seja realizada aos 45 anos, mas quando há histórico de tumor intestinal na família, o rastreamento deve ser iniciado antes, de acordo com indicação do coloproctologista", explica Dr. Eduardo Vieira, presidente da SBCP.


(Com informações da Agência Senado)


Organização







Apoio Especial

Apoio Institucional

Apoio


Assessoria de imprensa

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – SOBED

360° Comunicação Integrada – 360@360comunicacao.com

Doca de Oliveira - (61) 99161-8309
Lívia Torres - (21) 97137-5878


Sociedade Brasileira de Coloproctologia – SBCP

Vithal Comunicação Integrada

Aline Thomaz - alinethomaz@vithal.com.br | (21)99846-1967
Janaína Soares - janaina.soares@vithal.com.br | (21) 98556-6816