Dia Mundial do Câncer: alerta para toda a população

postado 04/02/2020

Neste Dia Mundial do Câncer, 04 de fevereiro, se faz essencial conscientizar e educar as pessoas das mais diversas idades sobre a doença. No caso dos tumores do trato digestivo, por exemplo, isso é ainda mais urgente, uma vez que, apesar de serem os tipos mais preveníveis, ainda atingem um alto índice de ocorrências anualmente. 

São eles: cânceres colorretal, de esôfago e de estômago. Saiba mais sobre as suas características abaixo: 


Câncer Colorretal:
Uma das neoplasias mais comuns, o câncer colorretal ocupa o lugar de 3º mais frequente em homens, e 2º em mulheres, sem contar o câncer de pele não melanoma. 

Por isso, de acordo com a última pesquisa de estimativa divulgada pelo INCA, surgiram 17.380 novos casos em homens e 18.980 em mulheres. 

Ele geralmente surge por conta de maus hábitos alimentares, além de fumo e exagero no consumo de bebidas alcoólicas. 

O seu diagnóstico é feito por meio da colonoscopia. 


Câncer de Esôfago:
Em 2019, foram estimados 8.240 novos casos na população masculina e 2.550 na feminina. Sendo que, no Brasil, dentre todas as suas categorias, a mais frequente é a de carcinoma escamoso. 

Os fatores de risco preponderantes são o abuso de álcool e cigarro. E para diagnosticá-lo é necessário realizar o exame de endoscopia digestiva. 


Câncer Estômago:
Também em 2019, foram esperados 13.540 novos casos em homens e 7.750 em mulheres.

Seu desenvolvimento se dá por alguns fatores de risco específicos, como o aumento de gordura corporal, histórico familiar, dietas ricas em sal, colonização por H. pylori, tabagismo e etilismo.

E, para diagnosticá-lo, também deve haver a análise por meio da endoscopia digestiva.

Pensando na população, a SOBED atua ativamente em prol da formação de profissionais capacitados para detectar lesões na fase pré-maligna, para o seguimento e a detecção do câncer precocemente.