Síndromes de Câncer Colorretal

No nosso segundo post, a Dra. Daniela Medeiros Milhomen Cardoso discute as síndromes de câncer colorretal a partir de mapas mentais e figuras ilustrativas.
postado 24/04/2020 por Dra. Daniela Medeiros Milhomen Cardoso

Olá para todos!

A equipe do Journal Club preparou a edição desse mês com um tema bem complicado de forma ilustrada e divertida: Síndromes de Câncer Colorretal.

Para isso foram elaborados Mapas Mentais. Mas o que seria um Mapa Mental?

O tempo todo somos bombardeados com várias informações, e nosso cérebro tem a capacidade de “guardar” somente aquilo que ele acredita ser o mais importante. Mapa Mental ou “mapas da mente” é o nome dado para um tipo de diagrama criado pelo psicólogo inglês Tony Buzan, voltado para a gestão de informações e de conhecimentos.

Mapas Mentais partem de um conceito central, ramificações com ideias secundárias, imagens e palavras-chave e, dessa maneira, reduzem e simplificam as informações mais relevantes referentes ao tema estudado, melhorando a memorização e o aprendizado e ajudando nosso cérebro a fazer novas associações velozmente. 

Ao fazermos os mapas mentais, estamos trabalhando com os dois lados de nosso cérebro, o lado racional e o lado criativo,

            Vamos então “degustar” quatro mapas mentais que resumem as informações mais importantes relacionadas às Síndromes de Câncer Colorretal.


REFERÊNCIAS

  1. Byrne RM, Tsikitis VL. Colorectal polyposis and inherited colorectal syndromes. Ann Gastroenterol 2018; 31: 1-11.
  2. Mahon SM. Hereditary Polyposis Syndromes. Gentics and Genomics 2018; 22(2): 151-6.
  3. Patel SG, Ahnen DJ. Colorectal câncer in the Young. Curr Gastroenterol Rep 2018; 20:15.