Nota técnica ANVISA e mensagem do Presidente Dr. Jairo Alves




Caros colegas,

Como vocês sabem as demandas relacionadas a pandemia pelo Sars CoV-2 são numerosas em várias frentes, mas sempre na tentativa de proteger a população, os pacientes e os profissionais da saúde.

Após as publicações das Recomendações SOBED para Endoscopia Segura, fomos convidados a participar de um grupo formado pelos gestores de sociedades médicas, representantes da AMB e da ANVISA (especificamente relacionado a Vigilância Sanitária), para elaboração de uma nota técnica (NT) da ANVISA sobre este tema.   

A interlocução entre todos estes técnicos tem como objetivo, a reflexão na busca de soluções amplas, de longo alcance, em todas as frentes.

A NT que vocês estão recebendo trata principalmente das EPI’s no que tange a sua adequada utilização, sobre qualquer aspecto. Contribuímos revendo todas as nossas posições, sempre nos baseando na endoscopia com total segurança para todos os envolvidos.

Ressaltamos abaixo os principais pontos a serem observados:

  1. O texto principal trata das questões de forma geral sobre segurança e abrange definições para diferentes sociedades;


  1. as definições específicas foram discutidas amplamente, em especial entre a SOBED, representantes da CCIH e da SBI e estão na parte final do documento, sumariadas em um quadro de forma didática;


  1. embora continuemos não nominados como participantes de procedimentos formadores de aerossóis, a nossa inclusão está implícita, uma vez que os procedimentos nominados constituem exemplos! 


  1. a proteção para os endoscopistas no campo de exame deve contemplar a máscara respiratória N95 ou similar + óculos, ou a N95 ou similar + face shield ou, se não tiver máscara respiratória, usar a máscara cirúrgica + face shield. Ressaltamos que a sobreposição do face shield sobre a máscara respiratória ocorre no sentido de proteger esta última aumentando sua durabilidade segura;


  1. concordamos com os argumentos da CCIH e da SBI relativos a não necessidade do uso de duas luvas e da máscara cirúrgica sobre a máscara respiratória.


 Leiam com atenção. Tomem muito cuidado e mantenham-se saudáveis.


Jairo Silva Alves

Presidente