Comissão Científica SOBED se destaca na publicação de trabalhos.

postado 22/05/2020

Desde o ano passado, a Comissão Científica da SOBED tem contado com a colaboração dos SOBEDianos através de questionários dirigidos, os quais serviram de base para análise de cenário e submissão de trabalhos na área da Endoscopia Digestiva.

Foi o caso da pesquisa “Estado atual da ESD no Brasil” que teve seus dados apresentados durante o Fórum de ESD na SBAD e gerou o artigo submetido no  Digestive Endoscopy periódico oficial da JGES (Japan Gastroenterological Endoscopy Society), revista científica que possui alto fator de impacto que traz credibilidade ao artigo. Dr. Vitor Arantes, coordenador da pesquisa comenta: “O artigo passou o primeiro filtro e está em avaliação com os revisores. Vamos torcer e, após o aceite, faremos ampla divulgação”. A pesquisa foi coordenada juntamente com a Dra. Maria das Graças Pimenta Sanna e Dr. Fauze Maluf-Filho.


Recentemente, também sob a coodenação do Dr. Vitor Arantes e do Dr. Fauze Maluf-Filho, a comissão preparou um questionário sobre O impacto da pandemia por Coronavirus na prática endoscópica no Brasil”. Foi uma grata surpresa para o grupo, a expressiva adesão dos associados preenchendo o questionário e isso motivou os coordenadores do estudo a preparar mais um artigo científico, submetido e aceito na Endoscopy International Open, que será publicado brevemente e compartilhado com todos os SOBEDianos.


O grupo desta pesquisa incluiu profissionais de diferentes frentes da SOBED: Comissão Científica, Vitor Arantes, Daniela Medeiros Milhomen Cardoso e Fauze Maluf-Filho, Comissão Ética e Defesa Profissional, Ana Maria Zuccaro e Comissão de Comunicação, Tomazo Franzini e Bruno da Costa Martins. Contaram ainda com a colaboração do Dr. Raphael Segato e o presidente da SOBED, Dr. Jairo Silva Alves.


O estudo evidenciou o forte impacto da pandemia do COVID-19 nas atividades médicas dos especialistas e teve como principais objetivos entender a descontinuidade dos serviços de endoscopia em clínicas e hospitais, o uso e acesso aos EPIs, mudanças de rotina e agendamentos, impactos financeiros e a o risco de contaminação dos endoscopistas pela COVID-19.


Em números, a pesquisa foi enviada para 3.719 endoscopistas, sendo o questionário online acessado por  2131 associados (67%). Foram enviados 1.155 questionários preenchidos, sendo considerados válidos 980 respostas que foram analisadas e compuseram os resultados do estudo.


Para o Dr. Fauze Maluf-Filho, presidente da Comissão Científica, esta pesquisa demonstrou a dimensão do problema no cenário nacional. Em relação à importância da pesquisa para a SOBED comenta: “Demonstra a preocupação da sociedade com seus associados, sua capacidade de mobilizá-los e, de maneira inédita, seu potencial em publicação científica”.


Finalizando, as Comissões Científica, Ética e Defesa Profissional e Comunicação agradecem a todos os SOBEDianos que reservaram um tempo para responder a pesquisa. Esta colaboração fez a diferença.


Isto é SOBED.