Ética e Defesa Profissional e Núcleo de Intestino Delgado orientam a negociação para fontes pagadoras no procedimento com Cápsula Endoscópica

postado 30/06/2021

ENTEROSCOPIA POR CÁPSULA ENDOSCÓPICA: A Cápsula endoscópica caracteriza-se por uma tecnologia não invasiva projetada principalmente para fornecer imagens endoscópicas do Intestino delgado, já existindo também a cápsula de cólon. O número de imagens adquiridas varia com o modelo e o tempo de progressão da cápsula pelo Intestino Delgado de 50000 a 72000 imagens com excelente resolução e aumento de 1: 8, superior ao dos endoscópios convencionais, permitindo a visualização de vilosidades individuais. Com excelente perfil de segurança e baixos índices de complicações tornou-se um importante instrumento diagnóstico para avaliação endoscópica do Intestino Delgado.


COMPLICAÇÕES DA CÁPSULA ENDOSCÓPICA: A retenção da Cápsula é a principal complicação deste novo método endoscópico sendo definida como a presença comprovada da Cápsula através do Raio x simples do abdômen após duas semanas da ingestão dela. Este período de duas semanas foi estabelecido porque em até 20% dos casos podem ocorrer exames incompletos devido ao trânsito intestinal lento. As taxas de retenção da Cápsula, na investigação do sangramento de origem obscura é relatado em até 1,4%.