Nota oficial da SOBED sobre o ENDO2020

postado 12/03/2020

Caro SOBEDiano, 

Em nota oficial, gostaria de relatar a todos nossa experiência com o Congresso Mundial de Endoscopia, o ENDO 2020, finalizado na última terça-feira. 

Foram três anos de planejamento e muito trabalho. Idealizamos um evento que atendesse os padrões internacionais de qualidade científica e organização e foi exatamente o que entregamos. Foi um sucesso e ficará na história dos 45 anos da SOBED, nos deixando orgulhosos da capacidade técnico científica de nossos Especialistas, dos grandes centros que realizaram os Cursos ao Vivo (INCA RJ e FMUSP), dos cinco auditórios simultâneos, sempre com uma excelente audiência e, dos expositores que deixaram nossa feira belíssima.  

Devido ao risco de disseminação da epidemia de COVID-19 iniciada na China, constituímos, dentro da organização local, um grupo de gestão de risco. Como plano de contingência passamos as semanas que antecederam o ENDO 2020 em linha direta com as recomendações da OMS, Ministério da Saúde, ANVISA e Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, avaliando todas as situações possíveis e organizando plano de ação para resposta rápida a quaisquer situações previsíveis pois, receberíamos colegas do mundo inteiro.  

As autoridades de saúde não recomendaram o cancelamento e o evento aconteceu. As baixas de palestrantes estrangeiros cumpriram o plano de ação estabelecido com vídeo conferência e aulas gravadas, que beneficiaram os congressistas presenciais.  

Durante o evento, não tivemos intercorrências no ambulatório, que pudessem suscitar a suspeita de COVID-19. A equipe de médicos, baseados nas orientações dos protocolos da ANVISA e MS, estavam preparados para atendimentos de casos suspeitos e, possíveis remoções ao Hospital Lourenço Jorge, referenciado para o encaminhamento de qualquer caso suspeito. 

Na manhã de hoje, uma rede de televisão anunciou a notificação de um caso de COVID-19, em um médico que teria participado de um congresso, recém realizado na cidade do Rio de Janeiro. A despeito da especulação ocorrida, informamos, baseado em fonte segura que o caso não tem qualquer relação com o ENDO 2020. O nome do paciente e a fonte, por questões éticas, não serão divulgados. Afirmamos que este paciente não foi congressista do ENDO 2020.  

Em nome da Diretoria da SOBED, informamos que estamos mobilizados com a situação global da Pandemia anunciada ontem pela OMS e acompanhando de perto com as autoridades de saúde brasileiras as medidas necessárias para a Especialidade. 

Manteremos todos informados! 

Jairo Silva Alves 
Presidente da SOBED