SOBED PARTICIPA DO GRUPO PARA FORÇA COLABORATIVA COVID-19 BRASIL

postado 14/04/2020


A SOBED, representada pelo presidente Jairo Silva Alves é uma das Sociedades participante do grupo FORÇA COLABORATIVA COVID-19 BRASIL*.
O documento foi desenvolvido com o objetivo de apresentar um compilado dos conhecimentos adquiridos até o momento, que possam orientar sobre a abordagem diagnóstica de COVID-19, bem como sobre isolamentos de pacientes e profissionais de saúde, além de comentar o que se tem de evidência sobre tratamento.
O grupo de trabalho das especialidades médicas junto com representantes da ANVISA (Vigilância Sanitária) foi criado para contribuir com a Agência no estudo, atualização e divulgação do conhecimento mundial acumulado. Estudo contínuo, ampla participação e início dos trabalhos no início da pandemia.
“Fomos convidados a participar quando publicamos as Recomendações para Endoscopia Digestiva Segura, nos tempos da pandemia”, informou dr. Jairo Silva Alves.
Os trabalhos ficam sob a coordenação da Dra. Viviane Maria de Carvalho Hessel Dias Presidente da ABIH, mantendo o trabalho em grupo democráticoe a principal colaboração é da SBI, que criou o Comitê de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, sob o comando do presidente da sociedade, Dr. Clóvis Arns da Cunha.
Este trabalho foi publicado no Journal of Infetion Control, periódico indexado da ABIH (Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar).


*SOCIEDADES da FORÇA COLABORATIVA COVID-19 BRASIL
Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar (ABIH)
Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) - Comitê de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SBI)
Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR)
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
Instituto de Medicina Tropical – IMT USP
Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED)
Sociedade Brasileira de Nefrologia