Vitória na Justiça Federal

Justiça Federal reitera: só pode se anunciar como especialista o médico que concluiu Residência Médica ou passou em prova de título de sociedade de especialidade
postado 16/06/2020
Por: Dr. Julio Lobo, Presidente da Comissão de Título de Especialista SOBED



Em seus 45 anos de existencia, a Sociedade Brasileira de endoscopia digestiva (SOBED), dedicou mais de três décadas na realização do concurso para obtenção do título de endoscopia digestiva e desde 2008 também para área de atuação em endoscopia digestiva.

Em 15 de Junho de 2020, a justiça federal reinterou “só pode se anunciar como especialista o médico que concluiu a residência médica, reconhecida pelo MEC, ou que foi aprovado na prova de título da sociedade da especialidade”.
A nossa sociedade sempre primou pela qualidade dos nossos especialistas, haja vista a qualidade das avaliações que se fazem em duas etapas, uma prova teórica e outra prática com a realização de um exame endoscópico, a escolha do candidato, em um serviço de referência no Brasil.

É muito importante que o Especialista seja  chancelado pela sociedade, pois as operadoras de planos de saúde compreenderam que são co-responsáveis pelos atos dos médicos inscritos em seus planos,exigindo título de especialista ou de área de atuação para ser incluído em seus quadros.

São os profissionais titulados que assumem a coordenação dos serviços de Endoscopia em instituições públicas ou privadas, o que propicia benefícios na sua carreira, além do mais podem fazer parte das diretorias da sociedade de especialidade.

Da mesma forma para uma  Endoscopia Segura, o médico titulado ou certificado é reconhecido como Especialista na realização de exames diagnóstico e procedimentos endoscópicos, levando a uma “segurança jurídica” dos seus atos médicos.

Nos últimos anos a SOBED se especializou na formatação e aplicação das avaliações com a contratação de uma empresa de renome nacional em concursos. Provas individuais realizadas em “tablets”, totalmente digitais.

Como demostramos ser chancelado e participar da sua sociedade de especialidade, principalmente da SOBED traz inúmeros benefícios diretos e indiretos que podem ser entendidos visitando nosso site www.sobed.org.br.


Acesse aqui a notícia no site do CFM.