Siga-nos nas Redes:

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

Notícias

O primeiro Curso Teórico-Prático de Diagnóstico e Terapêutica Avançada Colorretal da Fujifilm-Labormed e PUCCAMP aconteceu nos dias 25 e 26 de agosto, em Campinas/SP. Com participação de cerca de 40 alunos, trouxe cinco palestras, casos ao vivo e treinamento em peça animal.

O Dr. Lix de Oliveira, coordenador da Comissão de Prevenção de Câncer Colorretal e Mutirões da SOBED e do evento, conta que foram abordadas, na parte teórica, a técnica do exame de cólon; uso de corantes e magnificação; cromoscopia eletrônica; EMR e ESD; características de aparelhos e da unidade de eletrocirurgia; e visão da qualidade da colonoscopia.

“Também, no primeiro dia, realizamos 18 procedimentos ao vivo em cólon com experts nacionais, no Hospital da PUCCAMP. Já em 26 de agosto, fomos ao Centro de Treinamento Experimental de Itatiba, onde fizemos treinamento de EMR e ESD em modelos animais”, diz.

Uma próxima edição já está sendo desenhada e acontecerá em 23 de setembro, com transmissão ao vivo de procedimentos e a presença do com a presença do Prof. Takashi Toyonaga, da universidade de Kobe. “Ainda, para 2018 pretendemos fazer no mínimo quatro eventos como esse, promovendo atualização em diagnóstico e tratamento de estômago e cólon”, adianta.


Além do Dr. Lix na coordenação, também estavam os médicos da SOBED Drs. Cláudio Rolim, membro da Comissão de Relações Internacionais, Pedro Ishida e Silvio Ciquini.