Em consonância com o início dos procedimentos endoscópicos no País na década de 1970, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) foi fundada em Curitiba (PR), no dia 25 de julho de 1975, por médicos que enxergaram a importância e a complexidade da especialidade na medicina.

Conheça mais sobre o trabalho da SOBED

Com uma história baseada em conquistas e avanços na endoscopia digestiva brasileira, a SOBED é uma entidade nacional que representa atualmente mais de dois mil associados perante a sociedade e outras entidades nacionais e internacionais.

Responsável por promover o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da prática da endoscopia digestiva, a SOBED estabelece normas para o treinamento na especialidade. A entidade também promove eventos regionais, nacionais e internacionais que fomentam a atualização profissional e acentuam o convívio científico, cultural e social entre os especialistas.

SOBED está representada em praticamente todo o território brasileiro. Espalhadas pelas cinco regiões do País, as 24 unidades estaduais atuam de acordo com as diretrizes do Estatuto Social da SOBED em prol do aperfeiçoamento da endoscopia digestiva nacional, com personalidade jurídica própria e autonomia administrativa e financeira.

Valorizar o endoscopista é o principal objetivo da SOBED. Assim, a entidade espera contribuir para a medicina e difundir a especialidade no País.


Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), com residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (1985), especialização em Endoscopia Digestiva (1986) e doutorado em Medicina (Gastroenterologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006).
Jairo Silva Alves (MG)
Presidente
Chefe Serviço Endoscopia Gastrointestinal do Hospital Ipiranga São Paulo - Centro de Treinamento SOBED Médico Coordenador do Serviço de Endoscopia Gastrointestinal do Laboratório Delboni Auriemo. Mestre em Ciências em Gastroenterologia pela Universidade de São Paulo Especialista pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.
Ricardo Anuar Dib (SP)
Vice-Presidente
Médica endoscopista e mestre em ciências da saúde especialista em endoscopia digestiva - SOBED endoscopista do HGG (hospital geral de Goiânia) e do IAD instituto do aparelho digestivo de Goiânia) membro ASGE linha de pesquisa em neoplasia gastrointestional precoce.
Daniela Medeiros Milhomem Cardoso (GO)
1ª Secretário
Mestre em Gastroenterologia pela Universidade de Londres Doutor e Pós-Doutor em Gastroenterologia pela UNIFESP-EPM Gestor Médico do Setor de Endoscopia do Hospital Albert Einstein Médico do Serviço de Endoscopia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) Presidente do Capítulo de SP da SOBED.
Gustavo Andrade De Paulo (SP)
1º Tesoureiro
Especialista em Endoscopia Digestiva e Titular da SOBED Especialista em Cirurgia Digestiva - CBCD Titular da SBCBM Endoscopista do Hospital Escola da Universidade Estadual de Alagoas Especialista em Endoscopia - Titular SOBED Cirurgia do Aparelho Digestivo - Titular CBCD Titular da SBCBM
Herberth José Toledo Silva (AL)
2º Secretário
Diretor Científico (2018-2020) e Secretário Geral (2016 – 2018) da Sociedade Interamericana de Endoscopia Digestiva. Presidente da SOBED RS(2014-2016), Mestre pela Faculdade Evangélica do Paraná, Membro Titular da SOBED, Membro Titular do CBCD, Responsável pelo serviço de endoscopia da Santa Casa de Caridade de Bagé/RS.
Carlos Eduardo Oliveira Dos Santos (RS)
2º Tesoureiro
Medico assistente do hospital 9 de julho e Ipiranga - SP Membro da Diretoria da SOBED gestão 19/20 ex presidente da SOBED SP.
Thiago Festa Secchi (SP)
Diretor De Sede