SOBED Mulher


O Núcleo SOBED Mulher tem por propósito contribuir para a educação, valorização profissional, desenvolvimento de lideranças femininas regionais, fomentando o crescimento da Endoscopia Digestiva brasileira. Os nossos valores incluem a ética, a equidade, a justiça, o respeito, o pensamento crítico, engajamento, responsabilidade social, criatividade, e empatia.

Estudos demográficos da área médica, conduzidos pelo CFM ao longo dos últimos anos, têm demonstrado mudanças nas características do trabalho, na distribuição geográfica ao longo do território brasileiro, uma forte tendência para renovação geracional além da feminização da medicina. Essa mesma tendência tem sido demonstrada em outros países.

O papel do médico na sociedade não mudou, mas a presença feminina mais marcante no Brasil, bem como em outros países, é acompanhada de diversos desafios. Podemos destacar o combate a ambientes perniciosos para as mulheres, estímulo à inovação e pesquisa científica, à formação de lideranças, gestoras e mentoras femininas no campo da especialidade.

Características femininas como tenacidade, resiliência, espírito de equipe, visão empática e inclusiva, criatividade, visão crítica, são consideradas características profissionais chave para o profissional do futuro, divulgadas durante o Fórum Econômico Mundial, e podem fazer a diferença na Endoscopia Digestiva Brasileira.

O planejamento do núcleo inclui produzir conteúdo para as redes sociais da SOBED, produzir blogs no nosso portal sobre assuntos técnico científicos, relacionados a inovação na Endoscopia Digestiva, gestão, empreendedorismo, exercício profissional e suas particularidades, saúde e bem-estar e muitos outros temas relevantes para o dia a dia da profissional em Endoscopia Digestiva. Além disso o núcleo vai produzir podcasts realizando entrevistas com profissionais de destaque.

Teremos uma gestão altamente produtiva! Acreditamos que compartilhar conhecimento, trabalho em equipe e boas práticas na especialidade é o caminho!

O núcleo SOBED Mulher reúne profissionais que se dedicam de corpo e alma no que fazem! Competência técnica e atuantes em suas localidades, representaremos as cinco regiões do país.

Missão

Contribuir para a educação, valorização profissional da endoscopista e desenvolvimento de lideranças femininas regionais, fomentando o crescimento da Endoscopia Digestiva brasileira.

Visão

Ser liderança na representatividade da mulher endoscopista no Brasil e na América Latina.

Valores

Ética | Equidade | Engajamento | Criatividade | Pensamento crítico | Justiça | Inovação | Responsabilidade social | Respeito | Empatia