Palavra do Presidente


Amigo(a) SOBEDiano(a),

2019 foi um ano bastante produtivo para a nossa Sociedade.

Realizamos recentemente, sob a presidência da SOBED e com exímio apoio de nossa Comissão Organizadora Local, a XVIII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, a SBAD, maior evento de saúde e doenças digestórias da América Latina, que em 2019 aconteceu em Fortaleza. Esta edição contou com cerca de 5 mil congressistas inscritos, de diversas regiões do Brasil e de outras partes do mundo. A SOBED teve atividades científicas e práticas, cuidadosamente planejadas por nossa Comissão Científica para o aperfeiçoamento de nossos especialistas.

Na ocasião, fizemos o último Mutirão de Colonoscopia do ano, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer colorretal e chamar a atenção do poder público para a necessidade de criação de um Programa Nacional para Prevenção desse tipo de tumor, motivo pelo qual nos reunimos, em agosto de 2019, com o Ministro da Saúde, Dr. Luiz Henrique Mandetta.  Durante todo o ano, tivemos também a satisfação de promover outros 14 Mutirões de Colonoscopia em diferentes cidades do País, com a realização de próximo a 800 exames em pacientes pré-selecionados do serviço público de saúde. Um feito gratificante de nossa Comissão de Ações Sociais em parceria com as Estaduais.

Para facilitar a comunicação com você, associado(a), e cada vez mais incluí-lo(a) em nossas atividades, divulgamos, durante todo o ano, algumas edições da Revista SOBED, com informações sobre as ações realizadas pela nossa Sociedade e por nossas Estaduais. Como principal novidade, temos a nossa nova plataforma digital, com a disponibilização de um novo banco de dados e de um site inovador. Este portal conta com ferramentas para customização da área restrita e, em breve, estará pronto para receber cursos EaD e novidades visando o aprimoramento dos(as) especialistas. Vale reforçar que, cada aprimoramento e melhoria do novo site foi baseado na consulta que enviamos para você, ou seja, estamos considerando muito a sua opinião!

Mas ainda há muito trabalho a ser realizado.

Para isso, faremos uma modernização e adequação legal do Estatuto da SOBED. Enviamos outra consulta pública a todos(as) os(as) SOBEDianos(as) solicitando a contribuição nesse trabalho, com sugestões do que podemos fazer. Neste sentido, visando fortalecer nossa atuação pela especialidade e diante da comunidade médica, nossa Comissão de Ética e Defesa Profissional encerra o ano com um bom resultado de participação junto às principais entidades científicas, em prol do desenvolvimento da Endoscopia Digestiva.

Importante neste processo, ainda, é termos um planejamento estratégico cada vez mais profissional, com objetivos e ações definidos, em conformidade com a nossa missão, visão e valores, e uma continuidade de uma gestão para outra para progredir na relação com entidades médicas e indústrias farmacêuticas de relevância, melhorar qualidade de serviços que vamos oferecer ao(à) associado(a) e ter uma administração financeira adequada, ainda que não sejamos uma entidade com fins lucrativos.

Assim, estaremos ainda mais preparados para todos os eventos de grande porte, como o ENDO 2020, que congregará participantes dos Congressos Mundial e Pan-Americano de Endoscopia Digestiva, no Rio de Janeiro. Um marco para nossa especialidade na América Latina, uma vez que, durante os dias do evento, o Brasil será sede da Endoscopia no mundo!

Contamos com seu apoio, SOBEDiano(a), para que essas e outras conquistas se consolidem! Afinal, #somostodossobed!



       

       

       

       

       

       Dr.Jairo Silva Alves

       Presidente da SOBED Nacional