Drops do Curso online continuado do Núcleo de Endoscopia Bariátrica da SOBED

A obesidade tem despertado um grande interesse não apenas da classe médica, como da população em geral, em decorrência das inúmeras comorbidades que a acompanha. Neste sentido há consenso na abordagem multidisciplinar, envolvendo Medicos (endocrinologista, cirurgião, endoscopista, entre outros), Nutricionistas, Psicólogos, Fisioterapeutas, entre outros profissionais.

Neste evento do Núcleo de Endoscopia Bariátrica da SOBED, sem a pretensão de abordarmos o complexo tratamento de forma singular, iremos nos deter na terapêutica endoscópica primária da obesidade e das complicações pós-operatórias.

Convidamos grandes expoentes da Endoscopia Bariátrica Mundial, que seguramente trarão contribuições fundamentais, que ajudarão você a ofertar e discutir com o paciente, a melhor opção terapêutica.

Agradecemos a disponibilidade dos Profs. Barham Abu Dayyeh (Mayo Clinic, EUA), Vivek Khumbari (John’s Hopkins, EUA) e Christopher C. Thompson ( Brigham and Women’s, Harvard, USA), que imediatamente se prontificaram a participar deste curso.

Eu gostaria de agradecer o empenho e toda a dedicação dos membros do núcleo, que sempre estão abertos a colaborar, tendo como princípios inegociáveis a medicina baseada em evidências.

Desfrutem, esse evento foi preparado para você, em abrangentes 8 módulos com o que há de mais moderno.


Prof. Dr. Eduardo G. Hourneaux de Moura- Coordenador