SBAD 2018

Vinte e cinco mil passos. Vinte e três quilômetros percorridos e a participação em cerca de 50 aberturas de cursos e palestras na XVIII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD), entre 17 e 20 de novembro, em São Paulo (SP). Assim foram os quatro dias do “presidente onipresente”, Flávio Ejima, que se desdobrou como o regente de uma orquestra para garantir que o maior evento de endoscopia digestiva da América Latina saísse exatamente conforme o cronograma detalhadamente programado. Com mais de sete mil inscritos, 1.200 expositores, 734 palestrantes e o emocionante show de abertura comandado pelo maestro João Carlos Martins e a Orquestra Camerata Musical, a SBAD, realizada junto com a 36ª Semana Panamericana de las Enfermidades Digestivas (SPED), bateu todos os recordes. 

Com uma rica programação científica, a SOBED encerra sua participação com mais de 2.500 participantes em seus cursos, 113 candidatos avaliados na prova de título para a especialidade. A SBAD/SPED 2018 promoveu um dos maiores intercâmbios culturais entre os especialistas na América do Sul. Ao todo, o evento recebeu inscrições de 859 estrangeiros de 39 países. Dos 734 palestrantes, 113 eram do exterior, oriundos de países de todos os continentes. Juntamente com os 621 conferencistas brasileiros, os palestrantes realizaram 448 exposições orais sobre as mais diversas técnicas e procedimentos. 

Aos convidados internacionais, em especial os japoneses, coube a exposição das tecnologias mais recentes que começam a ser introduzidas em seus serviços, como a endoscopia 3D, que surpreendeu os profissionais latino-americanos no curso Japan Gastrointestinal Endoscopy Society - JGES/SOBED. 

A celebração dos 10 anos do Curso ao Vivo, coordenado por Marcos Bastos da Silva, movimentou o cronograma no terceiro dia de evento. O Curso reuniu 580 congressistas em uma das salas do Transamérica Expo Center, enquanto as atividades foram realizadas no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) por 43 especialistas nacionais e internacionais. No total, 27 procedimentos diagnósticos e terapêuticos foram realizados em pacientes encaminhados aos serviços.