Nota de esclarecimento sobre o novo Coronavírus produzida pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI)

postado 31/01/2020

A fim de prestar aos seus associados um serviço de utilidade pública, a SOBED compartilha na íntegra o informe da SBI sobre a nova variante do vírus

Os coronavírus (Cov) são antigos conhecidos da medicina, mas uma nova espécime do vírus, ainda de origem desconhecida, vem ganhando os noticiários e preocupando a população. 

De forma instrutiva, a Sociedade Brasileira de Infectologia divulgou respostas para as principais dúvidas dos profissionais de saúde e do público em geral.

Assim como sua origem, a transmissibilidade do novo Coronavírus necessita de investigações mais detalhadas. Mas o certo é que houveram relatos de transmissão de pessoa a pessoa na China e, neste momento, seus sintomas já são conhecidos. 

De acordo com dados fornecidos pela OMS 99% dos casos confirmados estão na China e nenhum caso foi confirmado nos países da América Latina.

No Brasil, em seu último pronunciamento, Wanderson de Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde, destacou que o país está em nível de alerta um, com 13 casos suspeitos. Por isso, o Ministério da Saúde alerta a população para o cuidado com a saúde e ressalta a importância de furtar-se de viagens a China.

Reuniões e relatórios de sobre as análises dos casos brasileiros estão sendo divulgados diariamente pela Ministério da Saúde em coletivas de imprensa e no site oficial do Governo Federal.

Informações como o que é, como se transmite, sintomas e tratamento estão no documento a seguir.

Saiba mais clicando aqui!