A pedido da SOBED, presidente do Senado projeta votação do Março Azul para fevereiro

SOBED em pauta #13
postado 18/01/2022

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) vai incluir o Projeto de Lei 5024/2019 na pauta de votação do plenário da Casa na primeira semana de fevereiro. O compromisso foi assumido durante conversa com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) em Brasília, que aconteceu em dezembro. O parlamentar demonstrou sensibilidade para o tema e acolheu os argumentos em defesa da aprovação da proposta, que estabelece o mês de março como Mês Nacional de Conscientização sobre o Câncer do Cólon e Reto (CCR).


“Foi uma conversa importante e produtiva. O senador Rodrigo sinalizou que a proposta será apreciada”, relatou o ex-presidente da SOBED, Flávio Ejima, que representou a entidade no encontro. A articulação contou com o apoio do deputado Hiran Gonçalves (PP-RR), presidente da Frente Parlamentar Mista de Medicina na Câmara dos Deputados, que levou o pleito da SOBED ao presidente do Senado Federal.


A SOBED vem trabalhando para conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção do câncer colorretal e atua junto ao poder público para fomentar a implantação de políticas públicas focadas no diagnóstico precoce e prevenção da doença no Brasil. A aprovação do projeto de lei é um passo importante, com vistas a dar visibilidade ao tema, e a entidade tem realizado um amplo diálogo institucional com parlamentares federais, levando esclarecimentos técnicos sobre a doença e sua incidência entre a população brasileira.


“A ideia de instituir oficialmente um mês dedicado a esse tema pode parecer simples, mas é uma ação imperativa e de extrema relevância. Se, anualmente, em todo mês de março, o câncer colorretal for amplamente debatido pela imprensa, autoridades e sociedade em geral, certamente maior será a prevenção e mais vidas serão salvas”, esclarece o presidente da SOBED, Ricardo Anuar Dib.


O esforço continuado em legitimar a campanha do Março Azul mobilizou não apenas o presidente da entidade, como também outros integrantes da diretoria, como o vice-presidente, Herbeth Toledo; o coordenador da campanha Março Azul e presidente da Comissão de Ações Sociais da entidade, Marcelo Averbach; Eduarda Tebet e o ex-presidente Flávio Ejima.


A SOBED tem defendido a formulação de uma política nacional de prevenção, que contemple os métodos diagnósticos de menor complexidade e que podem ser oferecidos de forma sistematizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A entidade avalia como essencial identificar pacientes mais propensos a desenvolver esse tipo de câncer para que o diagnóstico precoce reduza o desenvolvimento da doença.