Atualização #006 - Recomendações SOBED para Endoscopia Segura durante a pandemia por Coronavírus

postado 07/12/2020

Caros Sobedianos,

Em razão do avanço da pandemia por SARS-CoV-2 com elevada disseminação, com aumento das internações nos leitos na rede pública e privada em diversos estados e relatos de reinfecção de maior gravidade entre profissionais de saúde, principalmente médicos, julgamos que algumas atualizações são necessárias:

1. Pacientes assintomáticos são muito importantes na cadeia de transmissão, sendo, portanto, necessário que todos que transitam por serviços hospitalares, clínicas e consultórios (pacientes, acompanhantes, visitantes, profissionais de saúde e administrativos) permaneçam todo o tempo com a máscara indicada pela CCIH do hospital e chancelada pela ANVISA. 

2. Pacientes e profissionais de saúde que já tiveram COVID-19 não possuem imunidade permanente mesmo que tenham formado altas taxas do anticorpo IGG, já que esses podem não ser neutralizantes. Ressaltamos também que a imunidade celular contra a doença pode não ser duradoura. Esses fatos têm sido demonstrado pelas reinfecções que tem se avolumado, principalmente  entre profissionais de saúde. Sendo assim, ninguém deve se sentir protegido. É importante frisar que o conhecimento sobre a doença e todos seus aspectos é ainda limitado e apesar de crescer diariamente com as novas publicações, ainda precisamos de mais tempo e vivência para entender se todas as conclusões que são tiradas serão sustentadas.

3. Deste modo, reforçamos que todos os profissionais de saúde ou administrativos, dos Serviços de Endoscopia Digestiva sigam rigorosamente a Recomendação número 6 da SOBED para realização de procedimentos endoscópicos durante a pandemia por SARS-CoV-2.