Aumento de casos de covid-19 justificam volta às recomendações da endoscopia segura

postado 21/11/2022

Diante do aumento de notificações de covid-19 em 12 Estados brasileiros e no Distrito Federal, a Sobed alerta para a necessidade de que os Serviços de Endoscopia não abandonem as recomendações de segurança para a realização de exames eletivos e procedimentos terapêuticos, conforme as atualizações 006 e 007 publicadas no Portal.

De acordo com a recomendação 007, publicada pela Sobed, chamamos atenção para a importância de que a comunidade esteja com o esquema vacinal atualizado e isso se faz imprescindível entre as equipes de saúde.

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) emitiu uma nota técnica em 11/11/2022 defendendo o incremento da vacinação, a volta do uso de máscaras e outras medidas de proteção diante da alta da Covid, decorrente da subvariante Ômicron BQ.1 e outras variantes.

Além das notificações de infecção por covid-19 ainda tem se notado nos hospitais públicos e privados, uma alta de casos de síndrome respiratória aguda grave, associados ou não à covid e outros casos de gripe e por esse motivo, a SBI defendeu na nota a volta do uso de máscaras em locais fechados e situações de aglomeração, especialmente por parte da população idosa e de indivíduos imunossuprimidos.

Estamos às vésperas da Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD 2022), que acontece a partir de 1º de dezembro e esperamos que todos os endoscopistas reforcem as medidas de segurança para que possamos nos encontrar presencialmente após mais de dois anos.

(fonte: Agência Brasil em 11/11/2022)