Começam os trabalhos para o engajamento na campanha deste ano contra o câncer colorretal

O Março Azul marca a conscientização sobre o CCR e foi lançado pela Sobed em 2021. A partir deste ano conta com a organização conjunta da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e Federação Brasileira de Gastroenterologia.
postado 01/02/2023

Desde dezembro passado as três entidades estão se organizando para dar início ao Março Azul com uma grande campanha de promoção de saúde para a população, educação de profissionais de saúde e conscientização sobre o câncer colorretal.

O câncer colorretal é, segundo o INCA, o terceiro que mais mata brasileiros e a probabilidade de morte prematura por câncer de intestino entre pessoas de 30 a 69 anos pode ter um aumento de 10% até 2030. Essa é uma das conclusões do artigo “Os objetivos de desenvolvimento sustentável para o câncer podem ser cumpridos no Brasil?”, escrito por pesquisadores do INCA. O artigo foi publicado na revista científica Frontiers in Oncology no último dia 10 de janeiro.

A publicação “Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil” revela que o câncer de intestino é o segundo tipo mais incidente no país, tanto entre os homens, quanto em mulheres, atrás do câncer de próstata e de mama feminina, respectivamente. Segundo o INCA, em cada ano do triênio 2023-2025 serão diagnosticados cerca de 46 mil casos novos de câncer colorretal, correspondendo a cerca de 10% do total de tumores diagnosticados no Brasil (excluindo-se o câncer de pele não melanoma).

Por este motivo, a campanha Março Azul tem se tornado tão importante e Sobed, SBCP e FBG se uniram para que a campanha de 2023 torne-se ainda mais ativa dentro da sociedade civil e chame atenção para a necessidade de políticas públicas, investimentos e educação.




Cairu – coração do Março Azul 2023


A Comissão de Ações Sociais da Sobed, além dos investimentos na campanha do Março Azul, vai realizar a tradicional expedição ao interior, que une assistência, educação e pesquisa. A exemplo dos anos anteriores, onde cidades nordestinas foram escolhidas como destino (Piranhas em 2021 e Pilar em 2022), a cidade de Cairu, na Bahia, foi escolhida para ser o “coração do Março Azul em 2023”.

Desde outubro de 2022, quando recebeu a primeira visita técnica dos médicos das três sociedades, a cidade está se preparando para a realização, de 2500 exames de sangue oculto nas fezes entre indivíduos de 50 a 70 anos, segundo Bruno Medrado, membro da Comissão de Comunicação da Sobed Nacional, que está atuando também no projeto. O rastreio será feito em todas as ilhas do arquipélago (Cairu é um município formado por 26 ilhas e possui pouco mais de 18 mil habitantes).

“A conscientização para o cultivo de bons hábitos de saúde é importante, mas o rastreamento é fundamental para a cura desse câncer”, afirmou Victor Alves Galvão, presidente da Sobed Bahia e que esteve na primeira visita técnica ao município.

Entre 8 e 10 de março serão realizados os exames de colonoscopia, na Unidade de Saúde Salústio Palma e os médicos voluntários enviados pelas três entidades também darão treinamentos para médicos, enfermeiros e agentes de saúde do SUS local para o diagnóstico precoce. Faz parte também do projeto da Sobed a coleta de dados para estudos relacionados ao diagnóstico da doença.

Em todo o território nacional estão sendo construídas ações para a conscientização da população, organizadas pelas diretorias Estaduais da Sobed. Se você é um médico interessado no tema, procure a Sobed em seu Estado e junte-se às ações do Março Azul.