Março começa todo iluminado em azul
Primeira semana de março e a luta contra o câncer colorretal já tomou vários espaços. A Campanha Nacional de Conscientização sobre o Câncer Colorretal (CCR) – Março Azul, organizada pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) e a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), tem como objetivo alertar a população sobre a doença.
Com o lema "Abrace esta ideia você também", a campanha conta com várias ações que buscarão orientar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces. A iluminação em azul de diversos prédios e monumentos pelo país, uso das mídias sociais e do site www.marcoazul.org.br , campanhas locais como mutirões de prevenção e a mobilização de influenciadores e da opinião pública fazem parte desse movimento que está sendo liderado pela Sobed e SBCP, mas que também está na pauta de outras entidades e sociedades médicas.
Veja os principais cartões postais que já estão participando:
Brasília – Esplanada dos Ministérios, Palácio da Justiça, Palácio do Itamaraty e Palácio do Planalto, entre 21 e 26 de março.
Senado Federal, nos dias 25 e 26 de março.
Banco de Brasília (BRB), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Palácio do Buriti (sede do Governo do Distrito Federal), durante todo o mês.
Rio de Janeiro – Arcos da Lapa e Passarela da Rocinha, entre 21 e 27 de março.
Palácio Guanabara (sede do Governo do Estado), entre 14 e 31 de março.
Cristo Redentor, noite do dia 24 de março.
São Paulo – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), no dia 23 de março apresentará uma interação digital em led na fachada.
Associação Médica Brasileira (AMB) e Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (ARSESP), durante todo o mês.
Palácio dos Bandeirantes (sede do Governo do Estado), dia 25 de março.
Edifício Matarazzo (sede da Prefeitura), de 21 a 27 de março.
Metrô de São Paulo – estações Sacomã, Tamanduateí, Trianon e Sumaré contarão com iluminação e vinheta nos painéis sobre o CCR.
Além destes, dezenas de clínicas e hospitais privados também participarão das ações com iluminação e com distribuição de informativos. A Prefeitura do Rio e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através das suas secretarias de Saúde, também demonstrarão seus apoios na divulgação do material da campanha.
A campanha conta com o apoio da Associação Médica Brasileira (AMB), do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Brasileira de Prevenção de Câncer de Intestino (Abrapreci) e de outras entidades médicas.
E você pode participar também adquirindo a camiseta oficial da campanha e postando sua foto nas redes sociais com a #marcoazul. O item pode ser adquirido diretamente no site da campanha www.marcoazul.org.br onde também estão à venda outros itens comemorativos da campanha, como a touca cirúrgica e a bag. O lucro arrecadado com a venda dos itens será utilizado em ações sociais da SOBED ao longo deste ano.