O crescimento da enfermagem em endoscopia

postado 14/09/2023

Em agosto tivemos um workshop de endoscopia para enfermagem que surpreendeu a todos, pois reuniu 600 profissionais. Foi um grande sucesso e também uma surpresa mesmo para o Núcleo de Enfermagem da Sobed, coordenado pela Enfa. Mônica Lúcia de Campos Contini. Na opinião da coordenadora, o Workshop de endoscopia para enfermagem veio para suprir uma carência e trazer atualizações para os profissionais interessados nessa caminhada da especialidade.
“O Workshop era uma ideia antiga e só precisava mesmo de agenda, pois a demanda de eventos da Sobed é alta, e a pandemia fez com que houvesse uma diminuição natural de eventos”, afirma Mônica.
Para a Enfa. Mônica, hoje é difícil falar sobre a formação do enfermeiro em endoscopia, pois tudo depende muito do tamanho do serviço e da instituição. Serviços com apenas um enfermeiro acabam deixando-o a cargo apenas de processos.

“O ideal é que tenham enfermeiros para todas as áreas, como qualidade para desenvolvimento de processos e os assistenciais”

Logo mais, durante a SBAD 2023, vai acontecer o Simpósio de enfermagem (a data ainda está a confirmar – não deixe de seguir nossas redes sociais para saber tudo), com um conteúdo sendo desenvolvido com muito carinho pelo Núcleo de Enfermagem da Sobed. Serão várias palestras associadas à indústria, que vem contribuindo com tecnologias que estão chegando no mercado agora. Há novas terapêuticas, materiais e acessórios que chegaram desde o início da pandemia, que ainda não foram apresentados em nenhum tipo de evento presencial.
“A expectativa é grande para apresentarmos o que tem de novo no mercado para os enfermeiros e técnicos, pois vamos fazer uma programação de workshop com materiais da indústria e um dia de palestras também com a indústria. Também convidamos médicos palestrantes, o que eu acho extremamente importante, pois são conteúdos que ainda estão chegando no mercado para todos”, adianta a coordenadora do Núcleo.
A especialização e o desenvolvimento dos enfermeiros são ações muito importantes para aumentar a visibilidade da classe, dos enfermeiros em endoscopia. “É importante que todos entendam nossas necessidades e as nossas dificuldades, por isso eu agradeço a toda a diretoria da Sobed pela oportunidade”, diz Mônica, que também deseja ter mais enfermeiros envolvidos com o Núcleo e garante que na próxima SBAD ela deixará um convite aberto para quem tiver interesse em juntar-se no crescimento da especialidade em endoscopia. “Eu tenho certeza de que com as enfermeiras que estão comigo e com os que vão entrar, faremos muito sucesso, vamos mostrar o nosso papel e a nossa importância no mercado de trabalho”, afirma. 
E que venham mais oportunidades pela Sobed para a realização de mais ações. “queremos colocar conteúdo nas mídias sociais, abrir curso online ou fazer um curso presencial com conteúdo específico para técnicos e outro para enfermeiros. Tem muita gente na enfermagem se destacando”, promete Mônica.
Pois, que venham mais profissionais, mais ações e mais crescimento para a endoscopia nacional!