PROCESSO ELEITORAL ONLINE – UMA NOVA REALIDADE PARA A SOBED

Desde o início do ano, a imersão em novas tendências foi global. Declarou-se a Pandemia por coronavirus e o mundo acordou com a necessidade latente da transformação digital. Quem estava em processo de transformação, teve maior facilidade em migrar para aulas, reuniões, webinares e todas as ferramentas existentes e disponíveis do mundo digital que começaram a fazer parte da nossa rotina. Foi o caso das Eleições das Unidades Estaduais da SOBED. Baseados nos respectivos estatutos, ano que antecede a posse da nova diretoria e a partir do mês de julho daquele ano, todas as estaduais devem eleger sua nova diretoria e membros do conselho fiscal.
postado 09/09/2020

Desde o início do ano, a imersão em novas tendências foi global. Declarou-se a Pandemia por coronavirus e o mundo acordou com a necessidade latente da transformação digital.

Quem estava em processo de transformação, teve maior facilidade em migrar para aulas, reuniões, webinares e todas as ferramentas existentes e disponíveis do mundo digital que  começaram a fazer parte da nossa rotina.

Foi o caso das Eleições das Unidades Estaduais da SOBED. Baseados nos respectivos estatutos, ano que antecede a posse da nova diretoria e a partir do mês de julho daquele ano, todas as estaduais devem eleger sua nova diretoria e membros do conselho fiscal.

A publicação da Lei nr. 14.010[1], de (xx,xx,xx), nos permitiu a organização de eleições online, uma vez que estávamos orientados pelas agências de saúde[2] sobre a proibição de realização de assembléias, reuniões e eventos, considerados aglomeação[3], resguardando-se aos cuidados do distanciamento físico para a prevenção da proliferação da COVID-19.

E assim, a Diretoria da SOBED, em comum acordo com os Presidentes das Estaduais, aprovaram com respaldo da Assessoria Jurídica da SOBED o processo eleitoral online. E unificado.

“É a primeira vez que isso acontece na SOBED. E só foi possivel porque o relacionamento entre a SOBED Nacional e suas Unidades Estaduais está fortalecido, trabalhamos com os mesmos objetivos para o crescimento Especialidade. Tomamos uma decisão em conjunto e assertiva” comentou o presidente da SOBED, Jairo Silva Alves.

Unificar as eleições facilitou os processos e a coordenação do processo teve a colaboração da SOBED Nacional, para a contratação do fornecedor especializado em eleições eletrônicas, suporte operacional para agilizar a candidatura das chapas e conselho fiscal, ampla divulgação em todo o Brasil, além de um plantão treinado para atender a todas as demandas e dúvidas, vindas durante o período eletivo.

Ainda no processo unificado, ficou a cargo da Assessoria Jurídica a elaboração de todas as ATAS de abertura e encerramento das eleições, de forma padronizada para que as estaduais possam fazer seus registros de posse sem a preocupação do transito cartorial, que normalmente gera uma demora significativa.

“É o início de um novo processo na SOBED. Aprendemos muito nesses meses de preparação, implantação e execução, mas a experiência foi satisfatória. Falta finalizar com a reforma e atualização dos estatutos das Unidades Estaduais, tendo como referência o Estatuto da SOBED Nacional” comenta dr. Carlos Marcelo Dotti, presidente da Comissão de Regulamentos, Regimentos e Eleitoral da SOBED Nacional.

Ao término das eleições, computamos XXXX votos em todo o Brasil um aumento de xx% em relação as eleições para diretoria da SOBED Nacional em 2018. Esse resultado nos ajuda a entender que a plataforma online dá ao Associado a oportunidade e o benefício de votar em qualquer lugar, não tendo a necessidade de estar presencialmente em um congresso ou uma assembléia, como hoje é estabelecido em estatuto.

Dr. Ricardo Anuar Dib, Vice Presidente e Presidente Eleito para gestão 2021/22, comenta sobre esse novo cenário “As assembleias e processos eleitorais tornaram-se tendência no segmento da saúde entre outros. Espero que que durante minha gestão, seja amadurecida a idéia de uma Eleição Nacional online e consigamos trazer a modernidade para a SOBED, além de beneficiar o associado que não podia estar presente em eventos presenciais”.

Esse é um dos grandes feitos durante a gestão que comemora os 45 anos de existência da SOBED. Dr. Jairo S. Alves, parabeniza as novas diretorias e conselheiros “Gostaria de expressar meu sincero agradecimento a todos que apoiaram essa empreitada, na diretoria, conselho deliberativo, Presidentes das Estaduais, equipe operacional e, principalmente, todos os Membros Titulares que usufruiram do benefício e direito de voto. E parabenizo todos os novos diretores e conselheiros, que possam dar continuidade aos trabalhos realizado com seus antecessores, principalmente mantendo o forte relacionamento com a SOBED Nacional, que a partir de janeiro, estará sob a batuta do dr. Ricardo Dib”


#issoéSOBED


CLIQUE AQUI E CONHEÇA AS NOVAS DIRETORIAS ESTADUAIS



[1] Compilar parágrafo da lei 14010

[2] OMS, MS, ANVISA, CDC

[3] Congressos Estaduais para eleições presenciais