Relações institucionais da Sobed com AMB e CFM e novas parcerias institucionais

Nos dias 29 e 30 de junho, o Dr. Herbeth Toledo, presidente da Sobed e o Dr. Sylon Brito Júnior, segundo tesoureiro da Sobed, representaram a endoscopia no 14º Encontro Nacional de Entidades Médicas (ENEM) em Brasília, Distrito Federal. 
postado 03/07/2023
(Da esq. para dir.: Herbeth Toledo, Sylon Brito Junior, Patricia Mello (presidente eleita da Amib), Marcelo Maia (presidente da AMIB), Flávio Ejima)

Esse encontro, promovido pela Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Federações Brasileira de Medicina e Brasileira de Médicos objetivou discutir a situação atual da medicina, o exercício da medicina, a formação médica, tanto no curso de graduação, como no curso de pós-graduação. 
“Discutimos também temas muito amplos de financiamento do sistema de saúde no Brasil, tanto na rede privada, como também pelo Sistema Único de Saúde. Outras discussões foram levadas adiante, como a parte de remuneração médica e segurança do profissional médico de todo o país”, afirmou Toledo. 

O evento reuniu representantes de todas as especialidades médicas praticadas no país e as diretorias das entidades representativas organizadoras e teve, como convidada especial a Dra. Nísia Trindade Lima, Ministra da Saúde.
“Foi um encontro muito bom, não só pelo debate extensivo das várias áreas que militam na saúde. Tivemos no ENEM várias especialidades, desde a medicina legal até a terapia intensiva, cirurgia, endoscopia e várias outras especialidades. Foi um momento também importante para firmarmos nossos contatos e os nossos projetos no Conselho Federal de Medicina, assim como na Associação Médica Brasileira”, continuou o presidente da Sobed.
 

Parceria inédita entre Sobed e Amib


Um dos projetos importantes firmados durante o XIV ENEM foi o de construir um curso de formação em ACLS (suporte avançado de vida em cardiologia, na sigla em inglês) voltado para o médico endoscopista. O curso vai tratar dos casos de assistência ventilatória, reanimação cardiopulmonar, atendimento pré-exame e pós-exame de endoscopia, realizado pela AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira). 
Esta formação em ACLS para o endoscopista é um dos principais passos da Sobed para uma endoscopia de qualidade e segura para o paciente e para a equipe e rumo a uma especialidade com ainda mais autonomia.