Terceiro espaço: workshop propõe uma vivência intensa para um salto da especialidade

A Sobed organizou nos dias 21 e 22 de agosto o 1º Workshop do Núcleo do Terceiro Espaço, no Ircad/Ceteb, no Rio de Janeiro.
postado 10/10/2023

O primeiro workshop, para 30 alunos, foi um sucesso, com enorme procura pelos endoscopistas, já que os procedimentos no chamado “terceiro espaço” se tornaram uma revolução dentro da medicina para o sistema digestivo. E esse sucesso já levou à certeza da realização do 2º Workshop em agosto de 2024.
O Terceiro Espaço é uma área de estudo em franco desenvolvimento, segundo um dos membros da Comissão recém-criada na SOBED Nacional, João Paulo Pontual, que afirma que a Comissão abrirá frentes de trabalho como webinares e hands on. “Existem poucas oportunidades de treinamento no Brasil e quem se interessa pelo tema tem que sair do país para se aperfeiçoar”, garante o especialista.
O evento aconteceu no CETEB/Ircad, um dos principais centros de treinamento da América Latina e o melhor equipado no Brasil para a realização das aulas em modelos in-vivo e ex-vivo, com a exclusividade de ter apenas 3 alunos por modelo – o que proporcionou um aprendizado e treinamento mais eficazes para os médicos participantes.
O curso ao vivo que os alunos acompanharam foi realizado no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio) com seis pacientes previamente escolhidos. Segundo Yolanda Manhães Tolentino, chefe do Setor Diagnóstico e Terapêutico do HUGG, esse tipo de workshop é inédito no Rio de Janeiro. A técnica aborda uma camada dentro da parede do trato gastrointestinal, a terceira camada que chamamos de submucosa”, explicou.
“Ter um curso ao vivo dentro do Workshop foi muito importante, pois os alunos observaram os experts fazendo o procedimento ao vivo, com pacientes reais. No Ceteb/Ircad eles praticaram e foram orientados em peças de animal e aqui viram os professores atuando. Ou seja, tiveram uma demonstração de como é o passo a passo da técnica, as dicas, os truques e as dificuldades que os professores enfrentam”, informou o coordenador do curso ao vivo da Sobed, Marcos Lera.
O diferencial da SOBED é sem dúvida o curso ao vivo, já que em outros países, como no Japão, onde a maioria dos especialistas brasileiros se formou, os treinamentos são longos. “Você precisa passar uma temporada fora para juntar as duas vivências (teórica e prática) e o que propusemos foi uma vivência intensa”, garante Pontual.
A equipe montada por dr. Antônio Carlos Conrado, coordenador da Comissão do Terceiro Espaço foi pensada para oferecer um tipo de supervisão em todo o país, já que a recomendação é que os primeiros casos realizados pelos participantes do Workshop sejam acompanhados por um dos especialistas SOBED.

*com colaboração do Portal Ebserh