Palavra do Presidente

A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, fundada há 45 anos em Curitiba, agrega os endoscopistas brasileiros comprometidos com a boa prática da especialidade e representa a endoscopia digestiva nas camaras reguladoras do ato médico relacionado às questões da especialidade. Agrega especialistas comprometidos com a prática da endoscopia e cresce continuamente, congregando hoje mais de 3.500 médicos. Todos admitidos dentro de princípios balizados pela ética, pesquisa, defesa, crescimento profissional e comprometidos com boas práticas. Desde a sua fundação, todos os presidentes que sucederam o Professor Akira Nakaidara - nosso primeiro presidente,   mantiveram estes princípios como objetivo da gestão. Por isto, o inegável reconhecimento da legitimidade da nossa representação.


Trabalhamos continuamente na promoção e desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da prática da endoscopia digestiva, estabelecendo normas para o treinamento na especialidade. Promovemos eventos nacionais e internacionais que fomentam a atualização profissional e permitem o compartilhamento do conhecimento científico e, gandes encontros sócio-culturais entre os especialistas associados. Estamos fisicamente presentes e representados em 22 unidades estaduais que representam a sociedade dentro dos mesmos princípios. Valorizando o especialista em endoscopia digestiva, contribuimos para a melhoria contínua da saúde de nossa população.


A atual diretoria iniciou a gestão realizando o planejamento estratégico para 2019 até 2022, com profissionais especializados em gestão estratégica. Trabalhamos em conjunto  com representantes da última diretoria, com os da diretora eleita e com os representes das comissoes estatutárias. Foram tres meses de reflexão e megulho sobre tudo que a SOBED representa, realiza ou deveria realizar. Própositos, crescimento real e ideal, representatividade, problemas e viabilidade. Realizamos movimentação dos quadros de colaboradores em todas as comissões, buscando novas lideranças em postos estratégicos, mas sempre preservando nossas lideranças “seniors” que constitui nosso acervo e memória. Dentro do espirito que nos rege, todos os presidentes anteriores concordaram e passaram a contribuir de forma contínua para o amadurecimento dos sucessores. Isto é a essencia da nossa sociedade e o motivo do nosso crescimento contínuo.


Além disto, renovamos nosso quadro de colaboradores sem onerar a sociedade e o nosso custo SOBED. Atualizamos a rede de fornecedores e, trocamos aqueles que não conseguiram acompanhar o nosso crescimento. Dentre estes, ressaltamos a substituição da TI, essencial para o funcionamento sincrônico de todas as demandas do associado. Recomeçamos do zero. O nosso site transformou-se em portal, está aonde voce está. Que pretende abrigar tudo que podemos sonhar. Principalmente, a possibilidade de irmos até o nosso associado em locais longincuos ou mesmo próximo mas, absolutamente vencido pelo cansaço do cotidiano. Nesse tempo da impossibilidade do abraço, buscamos estar bem próximos de cada um de voces amigos sobedianos. E, esta também passou a ser a nossa estratégia para estreitarmos os laços com colegas de toda a America Latina. Neste portal, abrigaremos toda forma de comunicação possível. A nossa comissão científica já trabalha intensamente para fazer submergir vários produtos para nossa interação virtual. E isso não é o futuro. Isto é apenas o início daquilo que não tem mais volta.


Realizamos nesta gestão o segundo congresso mundial de endoscopia digestiva - ENDO 2020, no Rio de Janeiro. Toda a SOBED, através de alguns de seus membros, juntou esforços para realizar um grande evento. Três anos de preparação, numerosas reuniões em diferentes locais no mundo, negociações variadas, tensão extrema pela proximidade da pandemia. Como SOBED, sem qualquer amadorismo, entregamos um grande Congresso. A ENDO 2020, congresso da WEO e o PANAMERICANO DE ENDOSCOPIA, congresso da SIED, ambos apoiados pela SOBED foram um sucesso. A SOBED, organizou e assegurou toda a logística para todo nosso encontro.


Trabalhamos todos os dias para a nossa SOBED. Encaminhamos inúmeras questões na defesa dos sobedianos, da especialidade, em ações sociais diversas, em publicações de alto nível, na entrega de produtos da Comissão Científica, etc. Somos um exército de sonhadores. Com generais, coronéis, soldados, muitos estrategistas com pontos de vista diferentes, todos irmanados pelo sonho de trabalhar bem, dentro de princípios éticos, com dignidade e, muito ansiosos para aprender. E, nesta gestão, somos um dos tijolos da SOCIEDADE que queremos construir. Muito orgulho de pertencer a SOBED. Neste momento, lutamos por uma Camara Técnica no CFM, pela adequada recomposição de gastos com os EPIs em tempos de pandemia na ANS - sobrevivência e sempre, pelo crescimento buscando abraçar aqueles que teimam em caminhar or caminhos tortos. São grandes batalhas que precisamos vencer.

 

Ainda temos grandes lutas para lutar. A reconquista da nossa adequada denominação como especialidade tem implicação direta na forma como somos identificados nas camaras de negociação. Ela nos identifica como ESPECIALISTAS. Especialistas cujo trabalho é operador dependente. Não podemos ser substituídos por máquinas. Desde o início trabalhamos com o artesanato da morfologia. Nunca fomos e nem nos portamos como SADT. A nossa recomposição denominativa nos conduzirá ao assento adequado nestas camaras de negociação. Quer na defesa de posições, dos princípios ou da adequada remuneração pelo trabalho.


Assim, continuamos como sempre acreditando na nossa capacidade associativa, em torno de um grande objetivo, que é o trabalho conjunto exponenciando nossa possibilidade de vitória.