Adenocarcinoma Gástrico

O que é

É o tumor maligno mais frequente do estômago.

Incidência

É o  quarto câncer mais frequente do Brasil, com maior incidência nos seguintes estados: Amapá, Amazonas, Para, Ceara, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Acre.

Sintomas

Os sintomas mais frequentes são empachamento, falta de apetite, perda de peso, palidez (anemia) e dor na boca do estômago. Alguns casos diagnosticados nos estágios iniciais podem não apresentar sintomas.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito pelo exame de endoscopia e confirmado pela biópsia. A tomografia também é importante para avaliar a extensão da doença.

Tratamento (qual profissional deve procurar)

Os adenocarcinomas gástricos devem ser tratados por oncologistas clínicos, cirurgiões oncologistas ou cirurgiões do aparelho digestivo. Algumas vezes, quando diagnosticados em estágios iniciais, o tratamento pode ser realizado pelo endoscopista.

LEIOMIOMA E GIST

O que é

Leiomioma e GIST são tumores originados da camada muscular do estômago.  

Incidência

São tumores mais raros do estômago, ocorrendo em apenas 1:100.000 habitantes

Sintomas

Geralmente o paciente não apresenta nenhum sintoma decorrente desses tumores.

Diagnóstico

O exame de endoscopia já levanta a suspeita desses tumores, mas não é possível realizar a biópsia pela endoscopia convencional porque esses tumores se originam de uma camada mais profunda do estômago.

O exame de ecoendoscopia (ou ultrassom endoscópico) pode ajudar o médico a confirmar o diagnóstico. Se for necessário, o médico pode realizar uma biópsia do tumor com uma agulha especial através do exame de ecoendoscopia.

Tratamento (qual profissional deve procurar)

O tratamento vai variar de acordo com o tamanho e a localização da lesão, podendo variar desde acompanhamento periódico para os tumores muito pequenos ou cirurgia para os tumores maiores. Importante seguir as orientações do seu médico cirurgião para saber a melhor conduta.