O que é colonoscopia?

O que é colonoscopia?

Colonoscopia é o exame endoscópico do cólon (intestino grosso) e do íleo terminal (porção final do intestino delgado). Além da inspeção da superfície da mucosa intestinal, a colonoscopia permite a realização de biópsias endoscópicas (retirada de pequenos fragmentos para análise) que podem ser úteis no estabelecimento do diagnóstico das doenças que acometem os cólons e íleo terminal. Vários procedimentos endoscópicos terapêuticos podem ser realizados durante a colonoscopia, sendo o mais frequente, a polipectomia - remoção dos pólipos (lesões neoplásicas benignas). A detecção e ressecção dos pólipos e lesões planas dos cólons é fundamental para a prevenção do câncer colorretal.

Qual o preparo para o exame?

Para a realização da colonoscopia é muito importante que se faça um preparo intestinal adequado para que os resíduos sejam removidos do interior do cólon e assim o médico poderá examinar detalhadamente e com o máximo de segurança e eficácia. Habitualmente, para o preparo intestinal é recomendado dietas, laxativos e eventualmente lavagens. A forma de preparo é determinada pelo protocolo de cada serviço de endoscopia.

IMPORTANTE: Siga rigorosamente as recomendações do preparo para o procedimento indicada pelo seu médico!  O preparo inadequado certamente impedirá o exame adequado e você terá que repetir novamente. 

O que acontecerá durante o exame?

Após o preparo do cólon, o paciente é levado à sala de exame onde será submetido a uma sedação moderada ou profunda por médico especialista. O colonoscópio é introduzido através do reto até o ceco (porção inicial do cólon) ou até o íleo terminal. Durante a retirada do aparelho é feita uma minuciosa inspeção identificando as eventuais alterações da mucosa. Quando necessário é possível obter fragmentos (biópsias) para estudo. Os pólipos e as lesões planas diagnosticados podem, de acordo com a avaliação do médico endoscopista, ser removidos durante a colonoscopia. Em alguns casos selecionados, poderá estar indicado um segundo procedimento para retirada de lesões extensas, numerosas ou procedimentos complexos.

Quais os riscos do procedimento?

As complicações relacionadas à colonoscopia podem decorrer do preparo do cólon, da sedação, do exame propriamente dito ou de procedimentos complementares realizados. O preparo, que é variável nos diversos serviços, pode gerar intolerância gástrica que se refletirá em náuseas, vômitos ou distensão abdominal.

Como o preparo induz a uma diarreia, pode ocorrer desidratação e desequilíbrio dos eletrólitos. Por este motivo é muito importante seguir as orientações de hidratação durante o preparo. As complicações relativas à sedação variam de uma flebite superficial até situações de maior gravidade com hipotensão arterial, bradicardia, depressão respiratória e broncoaspiração. Esses efeitos colaterais são constantemente monitorizados durante o exame com o uso de monitor de oxigenação sanguínea, controle da frequência cardíaca e pressão arterial, estando a equipe habilitada para o tratamento imediato de qualquer uma dessas complicações.

Como em todo ato médico intervencionista, pode ocorrer complicações associadas ao método, entre elas, a perfuração intestinal. Esta complicação ocorre em cerca de 0,05% das colonoscopias. A ressecção das lesões colônicas pode cursar com perfuração ou sangramento. A perfuração ocorre, nas diversas séries, com frequência de 0,03 a 1% das polipectomias e a hemorragia em cerca de 0,02% dos procedimentos, podendo acontecer no momento da ressecção do pólipo ou tardiamente, até vários dias após.

O que devo fazer após o procedimento?

Após o procedimento o paciente recupera-se da sedação no setor de recuperação pós-anestésica.

A colonoscopia não implica habitualmente em internação do paciente, embora tal possa ser necessário em alguns casos. Se recebeu sedativos, irá ser monitorizado na área de recuperação pós-anestésica, até que a maioria dos efeitos da medicação tenha desaparecido. Normalmente a recuperação após o exame requer um período de repouso inferior a uma hora, podendo posteriormente ter alta. 

É importante que esteja acompanhado por um adulto responsável que lhe possa prestar algum auxílio eventualmente necessário, uma vez que a medicação poderá afetar a sua capacidade de raciocínio, decisão e reflexos durante o resto do dia. Se for submetido a qualquer tipo de sedação não poderá dirigir motos ou carros, nem voltar na carona de motos. 

O seu médico poderá fornecer algumas informações preliminares sobre o resultado do exame, embora resultados definitivos de alguns testes, incluindo biópsias, possam demorar vários dias.

Poderá comer e beber após deixar a unidade de endoscopia, a não ser que lhe sejam fornecidas instruções com restrições.

No caso de mal estar, náuseas, vômitos, febre, sangramento intestinal ou dor abdominal o paciente deve contatar imediatamente o médico endoscopista e retornar ao serviço ou hospital no qual foi realizado o procedimento endoscópico.

NOTA IMPORTANTE: Estas informações pretendem apenas fornecer indicações gerais, não substituindo o aconselhamento médico definitivo. É essencial que discuta com o seu médico acerca da sua condição clínica específica