Vias Biliares e Pâncreas

- O que é

O principal tumor maligno (câncer) das vias biliares e do pâncreas é o adenocarcinoma, já discutido nesse site. Mais raramente, outros tipos de tumores malignos também podem se desenvolver nas vias biliares e no pâncreas. São eles as metástases de outros tumores e os sarcomas. As metástases são focos de outros tumores malignos nas vias biliares ou pâncreas. Por exemplo, o adenocarcinoma do intestino grosso (cólon ou reto) pode criar um foco na via biliar. Da mesma maneira, o câncer de rim pode criar um foco no pâncreas. Esse foco distante do tumor que o causou é chamado de metástase. Os sarcomas são tumores malignos muito raros  nessas localizações. 

-    Incidência

São doenças bastante raras (1 caso para 20 ou 30 mil habitantes ou mais raros ainda)

-    Sintomas

Os sintomas principais são dor abdominal com mais de 2 semanas de duração, perda de peso, amarelo nos olhos, urina escurecida, fezes esbranquiçadas, anemia.

-    Principais Complicações

As principais complicações desses tumores são a infecção das vias biliares (conhecida como colangite), o acúmulo de água no abdomen (conhecido como barriga d’água ou ascite) e a dor abdominal resistente ao tratamento com remédios.

-    Diagnóstico

O diagnóstico desses raros tumores maligno é feito com a história e exame físico que levantam a suspeita. Essa suspeita é confirmada com exames de imagem como tomografia, ressonância magnética, ecoendoscopia ou colangioscopia. Eventualmente pode ser necessária uma biópsia para confirmar o diagnóstico  e orientar o tratamento. Essa biópsia pode ser feita de maneira menos invasiva, usando uma agulha que é orientada para o tumor com ajuda da tomografia ou da ecoendoscopia.

-    Tratamento (qual profissional deve procurar)

O tratamento é realizado preferencialmente por equipe composta por vários profissionais (equipe multidisciplinar) como o médico oncologista, o cirurgião e o radioterapeuta.