O que é Ecoendoscopia?


O que é Ecoendoscopia?

A Ecoendoscopia Digestiva, ou ultrassonografia endoscópica, é um exame que combina a avaliação endoscópica e estudo ecográfico de alta resolução. Trata-se de um videoendoscópio flexível, especialmente equipado com uma sonda (transdutor) de ecografia acoplada à extremidade distal do aparelho, permitindo a realização de ecografia no interior do tubo digestivo.

O ecoendoscópio pode ser introduzido através da boca (Ecoendoscopia Alta, para avaliação do esôfago, estômago, duodeno, vias biliares e pâncreas) ou do ânus (Ecoendoscopia Baixa, para avaliação do cólon e reto). O transdutor ecográfico permite obter imagens detalhadas das diversas camadas da parede do tubo digestivo em toda a sua espessura, bem como avaliar em profundidade outras estruturas vizinhas do aparelho digestivo, incluindo gânglios linfáticos, vasos sanguíneos, o mediastino, pulmões, fígado, vesícula biliar, vias biliares e pâncreas.

Por que é necessária a Ecoendoscopia?

A Ecoendoscopia tem implicações importantes na abordagem diagnóstica e no tratamento de variadas situações clínicas.

Habitualmente, a Ecoendoscopia é solicitada na sequência de exames endoscópicos e/ou de imagem, com o objetivo de esclarecer achados desses exames ou complementar a investigação. Entre as indicações mais frequentes para a realização deste exame encontra-se o estadiamento de tumores do aparelho digestivo, a avaliação de lesões subepiteliais da parede do tubo digestivo e a avaliação de doenças biliares e pancreáticas.

A Ecoendoscopia permite, por exemplo, determinar a extensão da disseminação de certos tumores do trato digestivo ou do trato respiratório, ao avaliar com precisão a profundidade da invasão do tumor na parede e se existe já disseminação para os gânglios linfáticos adjacentes ou estruturas vitais vizinhas, tal como vasos sanguíneos importantes.

Por outro lado, a Ecoendoscopia permite também esclarecer se um determinado abaulamento da parede do tubo digestivo corresponde a uma compressão provocada por um órgão vizinho, ou a uma lesão da própria parede recoberta por uma mucosa de aspecto normal; neste caso, a Ecoendoscopia permite caracterizar essa lesão avaliando com precisão o seu tamanho, camada de origem na parede e diversas características morfológicas, podendo sugerir o diagnóstico mais provável. Em alguns pacientes, poderão ser obtidas biópsias sob controle ecográfico (Ecoendoscopia com punção ou biópsia por agulha) que complementam a investigação. 

Relativamente à patologia biliar e pancreática, a Ecoendoscopia pode ter aplicação na investigação de tumores do pâncreas ou das vias biliares, cálculos (litíase) da vesícula ou das vias biliares, estudo da pancreatite crônica, coleções líquidas do pâncreas, entre outras. Em algumas situações clínicas específicas é possível realizar procedimentos terapêuticos através da ecoendoscopia. Destacamos a drenagem de pseudocistos pancreáticos, o acesso à via biliar e tratamento de lesões subepiteliais, dentre os demais procedimentos terapêuticos.

Quais são os cuidados que devo tomar para realizar o exame?

Geralmente, é possível continuar a tomar toda a medicação habitual até à véspera do exame. Informe ao seu médico sobre todos os medicamentos que faz uso e sobre qualquer alergia de que tenha conhecimento. Pode haver a necessidade de suspender ou ajustar a dose de medicamentos anticoagulantes (como a heparina e o warfarin) ou antiagregantes (como o AAS e o clopidogrel). A dose de insulina também pode necessitar ajuste. Informe-se com o seu médico se é necessário suspender ou ajustar alguma da medicação. Verifique os medicamentos que deve tomar na manhã do exame, e tome apenas a medicação necessária com uma pequena quantidade de água.

Se é alérgico a algum tipo de medicação ou tiver alergia ao látex, deverá informar o seu médico antes do exame.

Geralmente não é necessário tomar antibióticos antes ou após a realização do procedimento. No entanto, poderão ser prescritos antibióticos em caso específicos.

Qual o preparo para o exame?

Para a Ecoendoscopia Alta, é necessário que o paciente esteja em jejum, não podendo comer nem beber nas oito horas prévias ao exame.

Para a Ecoendoscopia Baixa, o médico irá indicar-lhe se é necessário ingerir uma solução oral para efetuar a limpeza intestinal (semelhante à preparação para colonoscopia), ou se é suficiente à utilização de laxantes ou enemas antes do exame.

O que acontecerá durante o exame?

Na Ecoendoscopia Digestiva Alta, será colocado um bocal na boca do paciente através do qual é introduzido o aparelho de ecoendoscopia. Geralmente é realizada uma sedação venosa moderada ou profunda por médico especialista. Após a sedação inicial, o médico irá passar o ecoendoscópio pela boca, esôfago e estômago, progredindo até ao duodeno. A duração do exame é variável, demorando em média 30-45 minutos. No entanto, se houver necessidade de executar biópsias de uma lesão ou drenagem de um cisto durante a Ecoendoscopia, o procedimento será mais demorado.

A Ecoendoscopia Digestiva Baixa pode ser frequentemente executada com toda a segurança e conforto, sem a administração de qualquer medicação prévia. No entanto, poderá ser administrado algum sedativo no caso de se tratar de um exame prolongado. A duração do exame é variável, demorando em média 30 minutos.

Quais os riscos do procedimento?

A Ecoendoscopia é habitualmente um procedimento muito seguro e bem tolerado. Embora possam ocorrer complicações, elas são raras.

Alguns potenciais riscos da ecoendoscopia, embora raros, incluem reações aos sedativos utilizados, aspiração de conteúdo gástrico para os pulmões e complicações devidas a doença pulmonar ou cardíaca prévia, estando descritos alguns casos de depressão cardiorrespiratória. A possibilidade de complicações aumenta ligeiramente se forem realizadas biópsias durante o exame, havendo um aumento do risco de hemorragia, infecção ou pancreatite aguda. Estes riscos terão que ser equacionados comparativamente com os potenciais benefícios do procedimento e com os riscos de outro tipo de abordagens alternativas. Uma complicação importante da Ecoendoscopia, mas de ocorrência muito rara, é a perfuração; esta pode em alguns casos ser resolvida com terapêutica médica conservadora ou através de técnicas endoscópicas, no entanto pode haver necessidade de tratamento cirúrgico.

No caso de, após a alta, sentir alguma queixa nova que o preocupe, contate a Unidade de Endoscopia onde realizou o procedimento ou o Serviço de Urgência do Hospital mais próximo.

O que acontece após a Ecoendoscopia?

A ecoendoscopia não implica habitualmente em internação do paciente, embora tal possa ser necessário em alguns casos. Se recebeu sedativos, irá ser monitorizado na área de recuperação pós-anestésica, até que a maioria dos efeitos da medicação tenha desaparecido. Normalmente a recuperação após o exame requer um período de repouso inferior a uma hora, podendo posteriormente ter alta. 

É importante que esteja acompanhado por um adulto responsável (maior de idade) que lhe possa prestar algum auxílio eventualmente necessário, uma vez que a medicação poderá afetar a sua capacidade de raciocínio, decisão e reflexos durante o resto do dia. Se for submetido a qualquer tipo de sedação não poderá dirigir motos ou carros, nem voltar na carona de motos. 

Se foi submetido a uma Ecoendoscopia Digestiva Alta, poderá sentir um desconforto ligeiro na garganta. Poderá também sentir o desconforto no abdomen, devido ao ar e água introduzidos através do ecoendoscópio durante o exame.

O seu médico poderá fornecer algumas informações preliminares sobre o resultado do exame, embora resultados definitivos de alguns testes, incluindo biópsias, possam demorar vários dias.

Poderá comer e beber após deixar a unidade de endoscopia, a não ser que lhe sejam fornecidas instruções com restrições.

NOTA IMPORTANTE: Estas informações pretendem apenas fornecer indicações gerais, não substituindo o aconselhamento médico definitivo. É essencial que discuta com o seu médico acerca da sua condição clínica específica