Esofagite Eosinofílica

Em consonância com o início dos procedimentos endoscópicos no País na década de 1970, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) foi fundada em Curitiba (PR), no dia 25 de julho de 1975, por médicos que enxergaram a importância e a complexidade da especialidade na medicina.

Conheça mais sobre o trabalho da SOBED

Com uma história baseada em conquistas e avanços na endoscopia digestiva brasileira, a SOBED é uma entidade nacional que representa atualmente mais de dois mil associados perante a sociedade e outras entidades nacionais e internacionais.

Responsável por promover o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da prática da endoscopia digestiva, a SOBED estabelece normas para o treinamento na especialidade. A entidade também promove eventos regionais, nacionais e internacionais que fomentam a atualização profissional e acentuam o convívio científico, cultural e social entre os especialistas.

SOBED está representada em praticamente todo o território brasileiro. Espalhadas pelas cinco regiões do País, as 24 unidades estaduais atuam de acordo com as diretrizes do Estatuto Social da SOBED em prol do aperfeiçoamento da endoscopia digestiva nacional, com personalidade jurídica própria e autonomia administrativa e financeira.

Valorizar o endoscopista é o principal objetivo da SOBED. Assim, a entidade espera contribuir para a medicina e difundir a especialidade no País.