Adenocarcinoma de cólon

O que é:

O adenocarcinoma é um tumor maligno (câncer) que pode acometer vários segmentos do trato digestivo, incluindo o intestino grosso (cólon). Ele costuma surgir como um pequeno pólipo (adenoma - tumor benigno semelhante a verruga), que em cerca de 10 anos cresce de tamanho e evolui para o adenocarcinoma.

Incidência:

A incidência desse tipo de câncer vem aumentando bastante em nosso país, e hoje é o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres e o terceiro em homens.

Sintomas:

Nas fases iniciais o câncer de intestino não costuma causar sintomas, por isso é tão importante a realização da colonoscopia de rotina para se identificar a doença no início.

Nas fases mais avançadas pode causar sintomas como dor ou desconforto abdominal, alteração do hábito intestinal (sangramento ou alteração no formato das fezes, sensação de evacuação incompleta), dor anal, emagrecimento sem causa (sem dieta ou atividade física), anemia, fraqueza.

Principais complicações:

Em fases avançadas esses tumores podem fazer quadros de obstrução intestinal, sangramento, perfuração ou fístulas (comunicação com outros órgãos), e também podem fazer metástases para outros órgãos (focos do tumor longe do órgão que o originou).

Diagnóstico:

O diagnóstico pode ser feito através da colonoscopia, que está indicada para toda a população a partir dos 45 anos, ou mais precocemente em pessoas com parentes de primeiro grau com história de câncer de intestino.

Nesse exame é possível identificar tanto as lesões precursoras (pólipos) quanto os adenocarcinomas, e retirar pequenos fragmentos (biópsias) para confirmar o diagnóstico, que irá orientar o tratamento nos casos mais avançados, ou já realizar o tratamento removendo essas lesões durante o mesmo procedimento.

Lesões mais avançadas com sintomas mais intensos podem ser diagnosticadas através de outros exames, como tomografia ou ressonância.

Tratamento (qual profissional deve procurar):

O tratamento das lesões iniciais, que acometem superficialmente o intestino pode ser realizado através da remoção durante a colonoscopia, em procedimentos chamados de polipectomia, mucosectomia ou ressecção submucosa.

Lesões mais avançadas podem precisar de cirurgia, quimioterapia e radioterapia para o seu tratamento.

A escolha do tratamento irá depender do estágio da doença e do tipo do tumor. Por isso sempre que tiver sintomas procure um especialista.

O Câncer do cólon quando diagnosticado no início tem chances de cura que superam os 95%. Por isso a prevenção com alimentação saudável, rica em fibras, menor ingestão de carnes vermelhas, embutidos e defumados, prática de exercícios e consultas periódicas com seu médico são essenciais.

A prevenção é o melhor remédio!